Ligue para nós hoje mesmo:

Jequitibá

Nome popular: Jequitibá rosa
Nome científico: Cariniana legalis Kuntze
Família: Lecythidaceae

É uma das maiores árvores da região sudeste.

Nomes populares
Jequitibá-rosa, jequitibá-vermelho, jequitibá-cedro, jequitibá-de- agulheiro, estopa, jequitibá – grande, pau-caixão, pau-carga, jequitibá-branco, congolo-de-porco, caixão.

Ocorrência
Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grasso do Sul, tanto na floresta pluvial atlântica como na latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

Características gerais
Árvore semicaducifólia(derruba parte de suas folhas no inverno), com 10 a 25 m de altura e 60 a 100cm de DAP, podendo atingir excepcionalmente 60m de altura e 400cm de DAP, na idade adulta. Possui tronco reto, cilíndrico e colunar.

Características Silviculturais
O jequitibá-rosa é uma espécie semi-heliófila, que tolera sombreamento durante os primeiros anos; não é tolerante a baixas temperaturas quando jovem. Possui crescimento monopodia lcom galhos finos e boa forma de fuste,independente do espaçamento. Apresenta boa desrama natural, com galhos finos e boa cicatrização.

Madeira
Moderadamente densa ( 0,50 a 0,65g/cm3), macia ao corte, grã-direita, textura média, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos quando exposta em condições adversas.

Utilidade
A madeira é própria para construção civil, obras internas para contraplacados, folhas faqueadas, móveis, para confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, etc. A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas. Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios, parques, etc. Como planta tolerante à luz direta é excelente para plantios mistos.

 

Solicite um Orçamento

Entrando em contato conosco pelo formulário abaixo.

Top